Rio Ferdinand, zagueiro lendário do Manchester United, afirmou que o volante brasileiro merece mais respeito: “Agora ele está sendo obrigado a fazer coisas que nunca lhe foram pedidas antes.”
A derrota do Manchester United para o Liverpool por 3 a 0 gerou uma enxurrada de críticas a Casemiro. O jogador brasileiro esteve diretamente envolvido em dois momentos cruciais da partida, cometendo erros que resultaram nos dois gols de Luis Díaz na primeira etapa. Mesmo sendo substituído no intervalo, isso não impediu que torcedores e comentaristas da mídia inglesa o criticassem duramente.
Entre os críticos estava Jamie Carragher, ex-jogador do Liverpool e um dos principais nomes da televisão esportiva britânica. Ele afirmou que “Casemiro deve deixar o futebol, antes que o futebol o deixe”. Essa declaração irritou Rio Ferdinand, que rapidamente saiu em defesa do brasileiro.
— Acho que o comentário de Carragher foi desrespeitoso, porque Casemiro cometeu alguns erros, mas se olharmos para os jogos anteriores, ele provavelmente foi o melhor jogador do time. É fácil dizer que ele está acabado — comentou Ferdinand.
— Quando vejo o que ele está sendo solicitado a fazer agora, como realizar passes de 30 metros e ditar o ritmo do jogo, percebo que isso não foi o que o Manchester United contratou ele para fazer. No Real Madrid, ele nunca foi exigido a fazer essas coisas.
A defesa de Casemiro por Ferdinand aconteceu em seu podcast, Rio Ferdinand Presents, que também contou com a presença de Owen Hargreaves, outro ex-jogador do United.
— O papel de Casemiro sempre foi proteger a área defensiva, cobrir os espaços e entregar a bola para que outros jogadores criassem as jogadas. Agora, ele está sendo solicitado a fazer coisas que não fazem parte do seu estilo de jogo, e isso naturalmente gera erros — completou Ferdinand.
Essa não foi a primeira vez que Carragher criticou Casemiro. Em maio, após uma derrota na Premier League, o comentarista sugeriu que o brasileiro deixasse o United e fosse para a Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos. Naquela ocasião, o volante jogou improvisado como zagueiro.
Aos 32 anos, Casemiro já disputou 87 partidas em três temporadas pelo Manchester United. Na temporada 2024/25, ele entrou em campo quatro vezes, sempre como titular. O próximo compromisso do volante e da equipe será no dia 14 deste mês, após a data Fifa, às 08h30 (horário de Brasília).
Confira: Como lavar camisas de time corretamente
Confira: Junior Messias marca, e Inter de Milão sofre empate do Genoa no fim do jogo